QUEEN: CONHEÇA 10 CURIOSIDADES SURPREENDENTES SOBRE A BANDA

Written by on 12 de outubro de 2021

Fenômeno do rock mundial, o grupo musical Queen foi fundado em 1970 e permanece ativo até os dias de hoje, mesmo após a morte do vocalista da banda, Freddie Mercury, em 1991. 

Queen continuou a existir, com o músico Paul Rogers no vocal, parceria que não deu muito certo. Desde 2012, o cantor Adam Lambert representa a voz das músicas e participou de várias turnês mundiais ao lado dos últimos dois membros fundadores do grupo: Brian May e Roger Taylor. 

Originalmente, o grupo era formado por Brian May (guitarra), Freddie Mercury (vocais e piano), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria) .

Mas mesmo sendo um fenômeno da música reconhecido mundialmente, ainda há fatos pouco conhecidos sobre o grupo. Com isso em mente, a Antena 1 separou 10 curiosidades surpreendentes sobre a banda Queen.

1- O brasão 

Sabia que o brasão do Queen foi feito por Freddie Mercury? O vocalista usou o símbolo dos signos astrológicos dos integrantes da banda para compor o design: dois leões (Roger Taylor e John Deacon), o caranguejo que representa Câncer (Brian May) e duas fadas representando Virgem (Mercury). Mesmo assim, Mercury dizia não acreditar em astrologia. 

2-Formação acadêmica dos integrantes 

Poucos sabem disso, mas todos os integrantes da banda Queen têm formação acadêmica:

  • Freddie Mercury era formado em design gráfico. 
  • Roger Taylor entrou em odontologia, mas se formou em ciências biológicas.
  • John Deacon é formado em engenharia eletrônica e tinha o hábito de construir equipamentos para a banda, como por exemplo o amplificador Deacy Amp.
  • Brian May é PhD em astrofísica, tendo até lançado um livro sobre o tema, e foi pesquisador colaborador da NASA. Em 2007, foi nomeado reitor da Universidade Liverpool John Moores.

3-  O nome verdadeiro de Freddie Mercury

Na verdade, o nome verdadeiro do vocalista da banda, nascido em Zanzibar, Tanzânia, na África Oriental, é Farrokh Bulsara. Ele mudou legalmente seu nome para Freddie Mercury em 1970, ao ingressar na faculdade e formar o Queen. 

Mas, antes de tudo isso, o vocalista foi campeão de tênis de mesa e passou parte da sua infância em uma escola privada na Índia. 

Além dessas informações, uma que pode ser novidade para o leitor é que mesmo Mercury sendo considerado um ícone homossexual, o artista se declarava como bissexual.

4- Mercury revelou ter AIDS apenas um dia antes de falecer

Muitos sabem que o vocalista do Queen faleceu de AIDS em 23 de novembro de 1991. Ele foi diagnosticado em 1981, mas só admitiu publicamente ser portador um dia antes da sua morte.

5- Brian May fabricou sua guitarra à mão

Conhecida como Red Special, ou Old Lady (velha senhora) a guitarra de Brian May foi feita à mão por ele e por seu pai nos anos 60’. O instrumento foi fabricado com uma madeira de mogno centenária de um amigo da família, que iria descartar o material caso o pai de May, Harold, não tivesse pedido para ficar com ele.

Inicialmente, o nome do instrumento era “Brian May Special”, mas, quando questionado sobre o nome da sua guitarra, o integrante do Queen juntou a cor da madeira, avermelhada, com o nome original, dando luz à “Red Special”!

O instrumento foi utilizado em quase todas as gravações e performances da banda e já foi restaurado várias vezes. Além disso, May utiliza uma moeda antiga para tocar, ao invés de uma palheta.

O músico, que já gravou com a banda brasileira Paralamas do Sucesso, recebeu, em 2005, o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, sendo homenageado pela rainha Elizabeth II por seus serviços à música.

6- Os integrantes da banda não se davam bem com Bowie

Os artistas não se entenderam muito bem quanto colaboraram na música “Under Pressure”. Eles se encontraram por acaso em Montreux, Suíça, e decidiram produzir uma música juntos.

Ao perceberem que a faixa seria um possível hit, a tensão entre Mercury e Bowie começou e os dois entraram em um conflito por protagonismo. Mas, segundo o guitarrista, Brian May, foi exatamente por isso que a música ficou tão boa. 

7- Freddie Mercury já levou a Princesa Diana disfarçada para sair

O vocalista do Queen já levou a Princesa Diana – disfarçada com uma jaqueta com estampa de camuflagem, o cabelo escondido debaixo de um chapéu e óculos escuros no modelo aviador – a um bar gay conhecido na época. 

Toque para aumentar

8- “Another One Bites the Dust” foi lançada graças à Michael Jackson

Foi o ícone pop, Michael Jackson, que convenceu a banda a lançar o single, algo que eles não haviam pensado antes. Segundo Mercury, “Créditos pela música deveriam ir para Michael Jackson”

O cantor pop acreditava que ela seria um hit, e ele estava certo; a faixa permaneceu no número um da Billboard 100 por três semanas consecutivas.

9-Freddie Mercury compôs A Crazy Little Thing Called Love durante o banho 

A música, que permaneceu no topo da Billboard 100 por quatro semanas consecutivas, foi um hit instantaneamente após o lançamento, em 1979. Mercury compôs a canção em homenagem a Elvis Presley, que havia falecido dois anos antes.  

O vocalista do Queen escreveu a letra da faixa em 10 minutos, enquanto tomava um banho de banheira.

10- Antes de ser Queen, o nome da banda era Smile

O nome que todos conhecem foi dado apenas em 1970, quanto Freddie Mercury substituiu o antigo vocalista do grupo, Tim Staffell.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist