Pink Floyd

Written by on 8 de janeiro de 2022

É seguro dizer que o Pink Floyd foi uma das bandas de maior sucesso que já existiu. E não se trata apenas de sucesso financeiro! Seus álbuns, particularmente “The Dark Side of the Moon” e “The Wall”, têm sido continuamente aclamados como alguns dos melhores álbuns de rock já feitos!

1. O nome original da banda era “The Pink Floyd Sound”. A banda ainda era conhecida em alguns círculos como “The Pink Floyd” até o final dos anos 1960, quando passou a ser chamada pelo seu nome definitivo.

Pink FLoyd logo
Foto: Divulgação

2. O nome da banda foi criado pelo vocalista fundador Syd Barrett. Barrett era um grande fã dos artistas de blues Pink Anderson e Floyd Council, então ele pegou o nome de cada um deles e os combinou em um nome para o grupo de rock.

3. Os membros originais do Pink Floyd eram Roger Waters, Richard “Rick” Wright, Nick Mason e Syd Barrett. Waters, Wright e Mason eram todos estudantes de arquitetura na Universidade de Westminster, enquanto Barrett, um estudante de arte dois anos mais jovem que os outros, juntou-se por último ao grupo, mas não demorou muito para se tornar seu líder.

4. Por décadas, uma teoria persistente entre os fãs de “The Dark Side of the Moon” é que o álbum foi feito intencionalmente para se assemelhar com o musical de fantasia de 1939 “O Mágico de Oz”. No entanto, o Pink Floyd continuamente negou a conexão como sendo intencional.

Foto: Reprodução

5. Em 1967, o Pink Floyd gravou seu primeiro single, a música “Arnold Layne”, que detalha uma pessoa excêntrica que rouba roupas femininas do varal de outras pessoas. Essa figura semificcional foi aparentemente baseada em uma pessoa real que Roger Waters havia conhecido. Apenas um mês depois de gravar essa música, eles assinaram contrato com a EMI Records.

6. No início de sua carreira, antes de ter orçamento para sustentar suas ambições, o Pink Floyd criava efeitos visuais para seus shows ao vivo de várias maneiras baratas, porém eficazes. Uma dessas estratégias envolvia cobrir suas luzes com preservativos coloridos!

7. Em 2015, uma nova espécie de libélula foi descoberta na África. Os cientistas que a descobriram decidiram batizar a nova espécie de “Umma gumma” em homenagem ao álbum experimental de 1969 do Pink Floyd, “Ummagumma”.

Foto: Divulgação

8. O Pink Floyd sempre foi conhecido por lançar ótimos álbuns ao vivo. O destaque fica por conta de um álbum ao vivo de 1972, gravado em um anfiteatro na antiga cidade de Pompeia. Curiosamente, mesmo se tratando de um álbum ao vivo, a banda se apresentou sem um público presente para ouvi-los.

9. Em 1989, cosmonautas russos levaram um álbum do Pink Floyd com eles para a estação espacial MIR. Foi o primeiro álbum de rock a ser tocado no espaço, mas, infelizmente, não era o “The Dark Side of the Moon”. O escolhido foi o álbum ao vivo “Delicate Sound of Thunder”, de 1988, pois era o único álbum da banda que havia sido lançado oficialmente na Rússia.

10. A capa do álbum “Wish You Were Here” retrata uma cena em que dois empresários apertam as mãos enquanto um deles pega fogo. Por mais incrível que possa parecer, a imagem do empresário em chamas não era falsa! Um dublê, vestindo um terno à prova de fogo sob seu terno de negócios, realmente se incendiou para a sessão de fotos.

Foto: Divulgação

11. O sucesso de “The Dark Side of the Moon” é inegável. Desde seu lançamento em 1973, o álbum passou 14 anos ​​nas paradas da Billboard!


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Continue reading

Next post

Aerosmith


Thumbnail
Previous post

Guns N’ Roses


Thumbnail
Current track

Title

Artist