Como ensinar o pet a fazer xixi no lugar certo

Written by on 9 de janeiro de 2022

Alguns tutores sofrem na tentativa de ensinar o seu animal de estimação a fazer xixi no lugar certo. O cheiro incomoda, a sujeira também… é uma situação um tanto quanto irritante para os que têm cachorro em casa. Mas, calma! Com o treinamento certo e uma rotina definida, qualquer cão – seja ele adulto ou filhote – pode aprender a fazer as necessidades no lugar correto.  

Segundo o veterinário comportamentalista Dalton Ishikawa, da Pet Games, a melhor maneira de ensinar é sempre premiar o acerto de quando o cachorro fizer no local que você deseja. “A punição nunca é indicada em hipótese nenhuma, o aprendizado é muito mais rápido e eficaz quando você premia o comportamento desejado”, explica. Além disso, é ideal que o local escolhido para ensinar como “cantinho das necessidades” seja quieto, e piso frio, longe de máquina de lavar, com pouco movimento em volta. “Existem técnicas aversivas que você pode ensinar o seu cão a fazer xixi no lugar que você queira, mas na base da punição o seu relacionamento com ele vai ser muito pior, ele vai ficar mais inseguro e sentir medo”. 

Se o cachorro for filhote, o ensinamento fica muito mais fácil do que de cães que estão na idade adulta ou, até mesmo, na velhice. “Com certeza desde que o filhote chega em casa, desde o primeiro dia, primeira hora, você já seleciona esse espaço [para as necessidades]. Cachorros mais velhos podem ser ensinados? Com certeza. Claro que o aprendizado vai ser mais lento e exige um pouco mais, mas ele também vai conseguir aprender com as técnicas corretas”, conta. 

Uma observação é que para quem mora em casa sem quintal, ou que não tenha grama e terra, é preciso escolher um lugar reservado, longe da comida e da água e que, além de tudo, facilite a limpeza posteriormente. É necessário também tirar os objetos em volta que ele possa destruir. “Evitar manter tapetes e carpetes próximo ao local em que você quer que ele faça xixi. Dá um pouco de trabalho, mas você precisa conduzir seu cão até o lugar que você deseja, sempre que você perceber que ele está apertado”. Se não tiver essa disponibilidade, basta restringir um pouco o espaço dele, mas sem isolá-lo completamente. “Escolha o lugar que será o ‘banheiro’ e com o passar das semanas pode ir aumentando o espaço de ‘trânsito'”, conclui Dalton. 

A partir do momento que o dono vê que o animal já fez as necessidades no local indicado, o melhor a se fazer é dar a ‘recompensa’ imediatamente, para que o aprendizado seja muito mais rápido. Em caso contrário, quando o cachorro acaba errando o local, o dono não pode repreendê-lo de forma alguma, porque a partir do momento que o pune, ele vai fazer em outros lugares. “Além de você não ensinar, você vai desestruturando esse vínculo e afeto. Então, você precisa ignorar e só dar atenção quando ele fizer no lugar que você queira”, explica. “Quando a pessoa fala ‘ah, ele sabe que fez errado’, na verdade ele está lendo a sua expressão, sabe que vai ser punido, mas não associa que foi por conta do xixi”. 

No caso dos que têm mais de um animalzinho em casa, nada muda na hora de ensiná-los, mas é necessário que cada cão tenha o seu espaço reservado, justamente para que cada um não tente começar a marcar o território do outro. “O importante é que ele urine no local que você selecionou e que pra você esteja tudo bem”. 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist